(79) 99893-1494

NOTÍCIAS

*}
24/03/2017
JUIZ DE BEM ESTAR ANIMAL, O ALIADO DA VAQUEJADA LEGAL.

A vaquejada vive hoje um novo cenário, ditado pela evolução e modernidade, tida como cultura e esporte, estamos a margem da total regulamentação, para a tranquilidade e alegria de todos que fazem desta festa o seu esporte ou meio de vida.

Pensando nessa evolução, foi criado o Regulamento Unificado pela Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), visando o Bem-estar animal e a segurança dos vaqueiros atletas.

E dentro desse contexto, eis que surge o Juiz de bem-estar animal, atuando como autoridade máxima na pista de vaquejada, inspecionando os animais e punindo os possíveis excessos contra eles.

Amparados pela lei e com o poder de orientar e punir, chegando até a desclassificar aquele atleta que insistir na mal prática desportiva. A  atuação destes tem o completo apoio da ABVAQ, ABQM, Ministério Público e Entidades Protetoras de Animais.

Para atuar como juízes de bem-estar animal, médicos veterinários e zootecnistas participaram de um curso de capacitação, depois de uma avaliação rigorosa e foram certificados pela ABVAQ, ficando habilitados para trabalhar nas provas com a chancela da associação maior do esporte vaquejada.